Segundo a psicologia, autoconhecimento significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, tanto as positivas quanto as negativas.

Ter controle emocional pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional além de gerar bem-estar e ajudar na resolução de problemas de maneira racional.

Ter autoconhecimento também é imprescindível para entender as causas e feitos de projetos mal sucedidos, relacionamentos – pessoais ou profissionais – mal sucedidos e buscar a melhor maneira de superá-los. Isso acontece, pois a partir do momento em que você realmente se conhece, passa a perceber melhor o ambiente e as pessoas ao seu redor.

Mas e como desenvolver o autoconhecimento? Separamos 3 dicas para começar!

1 – Faça reflexões

Tira alguns minutos por dia, todos os dias para ficar apenas com a sua própria companhia. Faça perguntas para você mesma como: “por que estou pensando isso?”; “esse pensamento vai me ajudar de alguma forma?”; “por que estou triste?” ou “por que estou ansiosa?” são uma forma de perceber os seus sentimentos e com o tempo conseguir identificá-los.

2 – Melhore alguns defeitos

Liste os seus pontos fracos e tente trabalhar um de cada vez. Corrigir defeitos é um processo que exige tempo, comece com pequenas atitudes e os resultados positivos vão aparecer.

3 – Peça feedback

Saber como as pessoas enxergam as suas atitudes traz uma nova perspectiva e parâmetros que muitas vezes não percebemos. Pergunte a amigos ou colegas de trabalho que você confia e ouça o que eles tem a dizer.

Categorias: Mulheres

0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.