O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de uma pessoa sobre ela mesma. Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento ele adquire consciência de si mesmo, seus desejos, objetivos, propósitos, repensa suas atitudes, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para transformá-las.

Autoconhecimento e o mercado de trabalho

E o que isso tem a ver com o mercado de trabalho? Tudo! No ambiente de trabalho é necessário saber tomar decisões, convivemos com várias pessoas diferentes de nós, encaramos muitos problemas, conflitos e desafios e o modo como enfrentamos todas essas adversidades tem tudo a ver com autoconhecimento.

É obvio que ser um profissional tecnicamente capacitado é de extrema importância, mas hoje em dias empresas buscam pessoas que tenham facilidade para lidar com ambientes de pressão ou de trabalho colaborativo.

E como buscar o autoconhecimento?

Há diversas maneiras de perceber sua identidade e conhecer sobre si mesmo, listamos 3 para te ajudar!

  1. Fazer psicoterapia: Com acompanhamento de um psicólogo, quem faz psicoterapia é levado à autorreflexão. Podendo analisar pensamentos, sentimentos e comportamentos recorrentes e suas consequências, que é o objetivo do autoconhecimento.
  2. Meditação e Ioga: As duas  práticas trazem benefícios físicos e psicológicos: melhora o sistema imunológico e diminui dores e tensões, e ainda aumentam a produção de serotonina no corpo. Quando você medita ou faz ioga fica mais concentrada em si mesma, desenvolvendo a intuição e clareza da mente, que consequentemente auxiliam na conquista do autoconhecimento.
  3. Atividades Cotidianas: O que você lê, assiste e faz frequentemente podem ser pistas da sua individualidade. Basta direcionar sua atenção para dentro para perceber, naquele breve momento, o seu nível de satisfação, os seus anseios e as suas ambições.

E ai? O que você faz para buscar o autoconhecimento?

Compartilha com a gente 😉

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Venuxx

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading