Antes de tudo, o que é a ansiedade?

Segundo o dicionário, a palavra ansiedade significa “estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso“. Ou seja: é uma sensação de receio, de medo, inquietação ou falta de tranquilidade.

A ansiedade é causada por uma descarga de noradrenalina, um hormônio responsável por informar o seu corpo que você está em estado de alerta. Isso é extremamente benéfico para o nosso corpo quando estamos em uma situação de perigo, mas quando não estamos, pode ser bastante prejudicial, causando dor de cabeça, falta de sono, irritabilidade, taquicardia, tremores, dor de barriga e, se não tratado e recorrente, pode vir a se tornar uma síndrome do pânico.

Mas vamos com calma!

Veja abaixo 5 dicas de como você pode controlar a ansiedade:

1. Respire

Pode parecer besteira, mas não é. A respiração é uma das principais responsáveis por piorarmos ou melhorarmos nosso quadro de estresse. Respirar fundo e da maneira certa faz toda a diferença. Siga os passos abaixo:

  1. Inspire por 5 segundos, profundamente. Inspire com o ar indo para a sua barriga, como se ela estivesse enchendo de ar, e não para seus ombros/peito;
  2. Prenda a respiração por 3 segundos;
  3. Expire com calma pela boca, solte o ar com alívio.

Repita esse ciclo por algumas vezes. Isso servirá para qualquer inquietude, até mesmo para insônia. 

2. Durma mais cedo

O sono é essencial para um bom dia e para uma boa saúde. Para pegar no sono mais rápido, você pode seguir algumas dessas dicas:

ler um livro ou blog de que você gostatomar um banho quente e relaxantetrocar os lençóis da camaouvir uma música ambiente e se concentrar no som delameditar – sozinho ou com apps de meditaçãose imaginar alcançando o seu objetivorespirar devagar – como no 1º item.

3. Alimente-se de forma saudável

Acredite: a alimentação tem tudo a ver com a ansiedade. A falta de água pode aumentar a ansiedade, então carregue sempre com você uma garrafinha. Frituras, bebidas alcoólicas e café em excesso podem aumentar o stress e devem ser evitados.

Ter uma alimentação saudável contribui para acalmar. Os ingredientes de alimentos integrais, açaí e chocolate podem controlar a ansiedade – mas vamos com calma no chocolate, viu? Invista em alimentos com triptofano, que é um aminoácido percursor da serotonina, um hormônio que aumenta a sensação de prazer.

4. Pratique atividades físicas

Faça algo que você gosta: jogar bola, musculação, correr, andar de bicicleta, lutar… Qualquer coisa vale, desde que você mexa o corpo! Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina.

5. Pense positivo!

Ao evitar pensamentos negativos, pergunte a si mesmo: existe outra forma de analisar a situação? Estou superestimando o acontecimento? Estou subestimando o grau de controle que posso ter diante disso? Ao avaliar a situação, substitua os pensamentos negativos por qualquer outro, de preferência positivos. Não é fácil, sabemos, mas é importante pois pensamentos e falas negativas agravam uma situação também negativa. 

Se você seguir as 5 dicas com carinho, temos certeza de que sua ansiedade vai melhorar muuuuito! Depois, volta aqui para contar pra gente nos comentários, combinado?


0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.