Você já se perguntou para onde vai o sangue que você doou? Ou se existe algum aplicativo que mostra o banco de sangue mais próximo de você?

Vamos te contar 5 coisas que provavelmente você não deve saber sobre doação de sangue.

1- Existe um app para doadores de sangue.

O app chamado Hemoliga dispõe de uma plataforma onde circulam informações de forma rápida, direcionada e inteligente, tanto para os doadores regulares, quanto para os doadores em potencial.

2-Falta sangue no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. Esse número está um abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

2. O sangue doado não é usado apenas para cirurgias.

Os componentes do sangue podem ser usados em diversos pacientes e de várias maneiras. Cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até 3 vidas.

4- O sangue tem validade.

A validade das hemácias é de até 42 dias a partir da coleta de sangue. As plaquetas podem ser utilizadas em até cinco dias e o plasma dura dois anos.

5- O Brasil desperdiça 18 milhões de litros de sangue ao ano por preconceito.

O Ministério da Saúde e a Anvisa afirmam que orientação sexual não deve mais ser usada como critério para seleção de doadores e que as regras não são discriminatórias, até 2004, homens que fazem sexo com homens (HSH) eram proibidos de doar sangue. Mas nos hemocentros, homens homossexuais são considerados inaptos desde a triagem, mesmo que estejam com o mesmo parceiro há mais de 12 meses.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Venuxx

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading