Nenhuma!

Quem nunca passou em uma poça d’água, piso liso ou pavimento e deu aquelaaa escorregadaaaaa😂. Tipo Núhhhh (como falam os mineiros)!

Pois bem ninguem quer sair por aí se maxucando e pagando mico né!

A mesma coisa valepara os PNEUS, isso mesmo! (rs)

Eles são comos sapatos, fazem barulho engraçado em alguns tipo de piso e segura aquela freada durante um inesperado obstáculo. E tem mais influenciam diretamente na economia de combustível e no controle e estabilidade do veículo.

Achou pouco os motivos para dar valor a eles? 😏

Borá lá que te conto mais 😘

Todo veículo tem especificado pelo fabricante o tipo do pneu, suas dimensões e a pressão correta para calibração (ato de encher o pneu de ar). Fique tranquilo que você não precisa saber valores e dados de cabeça. A única coisa que precisa fixar é que é necessário calibrar os Pneus e verificar o estado deles com mínima frequência. Gente, tá tudo no manual do carro, o famoso manual de uso e manutenção, que por lei ou melhor deveria ser lei dele estar no porta-luvas do seu veículo. O que você precisa saber é como e quando cuidar deles, então lá vai as dicas:

Verifique visualmente o estado dos Pneus. Se estão se desgastando mais de um lado ou de outro, se tem presença de bolhas e, se percebe que a direção está puxando. Se essa estiver então vai precisar alinhar o veículo e aí vem junto o tal do balanceamento (falamos mais sobre isso nos próximos post);Verifique o TWI, índice de desgaste do Pneu, que nada mais é que um filete de borracha que se situa na transversal do sulco do pneu (tem uma setinha indicando a localização). Quando o desgaste chega até esta borracha, a troca deverá ser realizada o quanto antes. Continuar circulando com Pneus com desgaste até o TWI gera multa e apreensão do veículo. Além daquele escorregão em pisos sem aderência. Aquaplagem é adora esse tipo de pneu desgastado.

Calibre os Pneus 1x por semana ou cada 15 dias conforme sua rotina;Sempre calibre os Pneus frios, ou seja, vá no primeiro posto próximo da sua casa ou na volta do trabalho. Tem que estar frio.Calibre com a pressão C.O.R.R.E.T.A nem a mais para jogar o restinho para o Santo e nem de menos para o carro ficar colado no chão.

As fábricas estimam que 10% abaixo da indicada significará redução de 5% na vida útil. Se estiver 20% abaixo do ideal, a expectativa de vida cai 16%. Rodando 30% mais murcho, ele pode durar 33% a menos. Consegue perceber que andar com a pressão correta você economiza pneu (rende mais, igual colocar água no feijão).

Além de economizar é uma questão de segurança.

Então assiste o vídeo produzido pela equipe do Auto Esporte que mostra a importância da calibragem correta dos pneus, confira o teste, você irá se surpreender (4 min).

Até o próximo post 😉

👩‍🔧 Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.