O motor trabalha com temperaturas altíssimas, super quente… Isso porque dentro dele acontece a Combustão, um processo químico de queima de combustível. Vou citar outros tipo de combustão, por exemplo: riscar um fósforo, acender a trempa do fogão, acender uma fogueira. Todos esses são processos que acontecem a combustão.

Mas o que quero que saiba é que a partir do calor gerado pela queima, é preciso manter uma temperatura ideal de trabalho das peças metálicas móveis internas do motor. Se superaquecer o motor funde!!!!

Por isso, os motores a combustão interna (nome técnico de como chamamos o motor do nosso carro) é preciso na sua composição o sistema de refrigeração / arrefecimento, ou seja, a famosa água do motor.

O que EU preciso saber sobre isso?

1. Você deve conferir o nível sempre, semanalmente ou quinzenalmente, em dias de calor opte por verificar toda semana

2. Você deve saber que somente pode verificar o nível da água do motor e completar com o veículo em um piso plano e MOTOR FRIO, isso mesmo desligado! Nada de pedir o frentista do posto para verificar para você. Isso porque quando o motor funciona, se esquenta e a água dentro das galerias se expande. Ou seja, se você verificar o nível da água do motor com o veiculo quente, vai acontecer 2 coisas, se queimar e completar errado.

3. No momento de verificar o nível identifique no reservatório o mínimo e máximo. Após isso, identifique no Manual do Veículo a especificação do fluido, vulgo água (rsrs) que você deve completar. Pois é gata! Dessa vez não dá para colocar água pura da torneira. Isso porque dentro do motor a Solução é de agua desmineralizada com aditivos. E sabe onde você encontra isso? Em qualquer casa de autopeças, basta apenas informar o modelo do seu veículo.

Lembre-se que esse cuidado do dia a dia além de proteger e prevenir o seu carro, te ajuda a não ficar na mão nas horas mais difíceis.

Até o próximo post =)

👩‍🔧Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.