Luzes do quadro de instrumento: o que elas querem dizer?

Acendeu uma luz no quadro de instrumentos?

Qual a sua reação? Para o carro, ignora, liga pra alguém? 😱

A dica de hoje é como interpretar essas benditas luzinhas do quadro de instrumentos do seu carro. Parece ser complicado, mas se seguir a lógica que vamos te ensinar agora você não vai esquecer.

Vamos lá!

Primeiro vamos entender o que as cores dessas luzes querem nos informar, elas seguem a mesma lógica de um semáforo / farol. Isso mesmo!

Luz Verde / Azul: Informa que alguma função foi acionada no veículo, como por exemplo: luz de seta, farol alto e outros;

Luz Amarela: informa que algum sistema está atuando, como por exemplo luz do freio ABS se acender e piscar enquanto dirige, pode indicar uma situação no qual o sistema está atuando, ou seja, pega leve porque o ABS está atuando (rsrsr). Ou a famosa luz da injeção se acende e, na maioria dos casos ela é amarela. Aí nesse caso ela informa que houve alguma avaria no sistema de controle eletrônico do motor (vulgo sistema de injeção) e que ao dar novamente a partida no veículo, pode ser que o mesmo não funcione;

Luz Vermelha: perigo eminente! Acendeu essa luz muito cuidado. O indicado é encostar o carro em um local seguro, desligar o veículo e verificar no manual de uso e manutenção o que significa a lâmpada. Nada de sair abrindo o capô do veículo. É muito perigoso e ainda mais pode se machucar ou outra pessoa se ferir em casos de superaquecimento do motor (vulgo motor ferveu).

Após identificar a cor da luz, o recomendado é com calma estacionar o veículo em um local seguro na via e no porta luvas retirar o manual de uso e manutenção para assim procurar entender o que de fato está acontecendo com o seu veículo. Lugar de manual é dentro do veículo. Assim com essas informações você estará mais direcionada ao ligar para o amigo / seguro / reboque / oficina de confiança quando alguma dessas luzes se acender.

E, por fim! Jamais tenha vergonha de perguntar e entender como seu carro funciona! Quanto mais perguntar mais vai aprender.

Abraços,

Até o próximo post =)

👩‍🔧 Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Venuxx

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading