Uma empresa não precisa ter vários funcionários para atingir altos níveis de produtividade e eficiência, com um grupo de pessoas certas, mesmo um time reduzido é capaz de produzir resultados positivos e surpreendentes.

A Lightning Decision Jam é uma dinâmica simples de solução de problemas e com a ajuda dela conseguimos definir as prioridades e qualificar os problemas, pensar em soluções e classificar o esforço e o resultado que trará. Além de gerar integração ao time e incentivar o pensamento coletivo para os desafios.

Passo 1 – O que está indo bem.

Num papel, desenhe um barco a vela como o do desenho acima. Ele representa o seu time querendo seguir para o objetivo que vocês tem. Em um post-it os integrantes do seu grupo deve escrever quais são as coisas que empurram o barco de vocês pra frente, em direção ao objetivo. Os post-its devem ser colados perto da vela do barco.

Passo 2 – Identificando os problemas

Em outros post-its o seu grupo deve escrever quais dificuldades ou problemas impedem o barco de chegar ao objetivo estabelecido. Os participantes têm 5 minutos para escrever e colar na parte debaixo do barco.

Passo 3 – Priorização

Identificados os problemas, o seu grupo vai votar nas principais dores, não tem problema votar mais de uma vez em um post-it, a ideia é criar uma pirâmide com as prioridades. O moderador da dinâmica deve organizar os post-its do mais votado até o menos votado.

Passo 4 – Qualificação

Depois de descobrir qual a prioridade dos problemas, o seu time vai reescrevê-los como forma de pergunta, por exemplo, o topo da pirâmide é “a falta de comunicação entre os setores” você deve reescrevê-lo para “Como podemos melhorar a comunicação entre os setores?”

Passo 5 – Ideias

Em post-its os integrantes do seu time devem escrever o máximo de ideias possíveis, dentro de 5 minutos, para solucionar os problemas que foram reescritos no passo anterior, as ideias devem ser bem claras e depois de coladas, em 1 ou 2 minutos é feita uma apresentação de cada um sobre o que sugeriu.

Passo 6 – Priorizar as soluções

Nesse passo vocês vão votar nas soluções mais relevantes, igual fizeram nos problemas.

Passo 7 – Impacto x Esforço

Com a ajuda do mediador vocês vão decidir se as soluções apresentadas têm alto ou baixo impacto e esforço.

Passo 8 – Plano de ação

Levando em consideração a matriz de impacto e esforço, vocês vão criar planos de ação para cada solução apresentada.

Pronto!

Com estas etapas concluídas já se tem alguns resultados e ações para serem colocadas em prática. Identificando os problemas e soluções a equipe tem mais foco e consequentemente, a produtividade aumenta!


0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.