Todas as pessoas tem características que as tornam únicas, o formato dos olhos e tamanho do nariz, por exemplo, são características que levamos em consideração para diferenciar e reconhecer as pessoas. O que acontece quando computadores são capazes de fazê-lo é o que chamamos de reconhecimento facial.

O que é reconhecimento facial?

O reconhecimento facial, então, é uma técnica de biometria baseada nos traços das pessoas. Ou seja, é uma forma de reconhecer um individuo através da análise das características faciais.

O rosto de uma pessoa é formado por diversas características que são determinados por pontos de referências, os chamamos pontos nodais. Por exemplo: a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo em relação a linha da mandíbula. Cada um desses pontos nodais é medido e armazenado em uma base de dados, formando uma assinatura facial.

E o que tem a ver com segurança?

Além de mais segura, o reconhecimento facial é mais difícil de ser forjado ou falsificado, As taxas de erro da tecnologia são de 0,8%, ou seja, 8 a cada 1.000 exames podem apresentar falha.

O aeroporto de Miami é o primeiro dos EUA com análise do passaporte através do reconhecimento facial e que permite comparar a identidade dos turistas com os documentos apresentados na imigração.

Em São Paulo, nos últimos dois anos, a prefeitura bloqueou 331 mil cartões do Bilhete Único que tinham o beneficio da gratuidade. Por meio da tecnologia de reconhecimento facial no momento em que o usuário passa a roleta, foi possível encontrar cartões que eram utilizados por terceiros.

A Venuxx e o reconhecimento facial

A Venuxx é o primeiro aplicativo de mobilidade urbana a ter reconhecimento facial para passageiras, reforçando a segurança de suas usuárias.

No momento do cadastro, a usuária precisa passar por um reconhecimento facial para detectar se é uma pessoa real, cruzando com os dados do CPF, além de conferir se é uma mulher. Se tudo estiver certo, a usuária poderá continuar e finalizar o cadastro. Durante o uso do aplicativo, a tecnologia adotada pela Venuxx passa a monitorar o rosto que está na frente do celular em toda a jornada da usuária no app. Por exemplo: uma usuária tem seu celular roubado e os assaltantes usam o aplicativo da Venuxx para chamar uma motorista para assaltá-la. Por dentro do app, sem que a usuária seja impactada, ao tentar solicitar uma corrida, o app perceberá que não é a mesma pessoa do cadastro que está solicitando uma corrida e, então, pede o código CVV do cartão para que a corrida possa ser gerada. O assaltante (muito provavelmente) não terá essa informação e, assim, prevenimos um assalto. Todas essas funcionalidades foram desenhadas para que as motoristas e passageiras tenham a menor chance possível de serem vítimas de fraudes, roubos e furtos em nossa plataforma.

Quer saber como funciona na prática? 

Veja nosso quadro de entrevistas com o Diogo, da nossa equipe de tecnologia, onde ele fala sobre o reconhecimento facial e mostra, também, como nosso app funciona na prática!

Categorias: Tecnologia

0 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.