Não é incomum casos de assédio ou situações constrangedoras envolvendo mulheres e aplicativos de mobilidade. Segundo o jornal Hoje em Dia, pelo menos duas vítimas de assédio de motoristas de carros de aplicativo procuram a Delegacia Especializada de Investigação a Violência Sexual todos os meses em Belo Horizonte.

“Brincadeirinhas”, comentários maldosos ou encaradas pelo retrovisor, fazem as passageiras se sentirem envergonhadas, inseguras e acuadas. E não apenas as passageiras, motoristas mulheres também estão sujeitas ao mesmo risco.

 Além de  denunciar  – sempre! – tanto passageiras quanto motoristas podem tomar alguns cuidados para minimizar os riscos ao usar os apps.

Abaixo, temos 5 dicas para te fazer sentir mais segura durante uma corrida:

Verificar as informações do motorista/passageiro

Parece básico, mas alguns usuários não conferem as informações do motorista ou passageiros antes de entrar no carro e iniciar a viagem. Conferir se o carro, a placa e a foto do motorista/passageiro são os mesmos do aplicativo é a primeira medida que as usuárias devem adotar.

Divida corridas

Saiu de uma festa a noite ou bebeu um pouco mais e quer pedir um aplicativo para voltar pra casa? Peça pra um amigo dividir com você! Se for sozinha, sente-se no banco traseiro no carro, do lado oposto do motorista. Caso aconteça alguma coisa, a chance de sair do carro é maior.

Avise alguém/compartilhe sua viagem

Deixe claro que alguém está acompanhando a sua viagem, ligue ou mande mensagem para alguém avisando que está partindo de tal lugar e indo para tal lugar. Faça o motorista ou passageiro perceber que você está sendo monitorado

Se notar algo estranho, desça imediatamente

Se notar algum comportamento estranho, não hesite em pedir para descer do carro, é melhor perder a viagem do que se arriscar pelo excesso de confiança.

Vá de Venuxx!

Ter certeza que é uma mulher que vai te acompanhar pela viagem é muito bom, né? A Venuxx foi umas das primeiras plataformas digitais a conectar mulheres e mobilidade urbana. Além disso, as passageiras também passam pelo reconhecimento facial, aumentando o nível de segurança para as motoristas também!

Na sua próxima viagem, vai de Venuxx <3

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Venuxx

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading