Tudo o que você faz está ligado ao seu deslocamento.  A mobilidade é quem garante o acesso a bens, serviços e oportunidades de trabalho e lazer disponíveis pela cidade.  Para ir pra faculdade, entrevista de emprego, mercado, shopping ou parque você precisa, primeiramente, chegar lá. E é por isso que pensar sobre mobilidade é fundamental.

Desde a invenção da roda até a criação dos serviços de caronas por aplicativos, o modo como nos deslocamos mudou. Melhoramos o tempo de chegada, mas passamos muito mais tempo no trânsito por exemplo, e a partir dai existem muitas possibilidades para a mobilidade urbana.

Aqui listamos 3:

Bicicleta compartilhada

A bicicleta voltou para o centro das atenções nos últimos anos, em 2018 segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Brasil produziu 765 mil bicicletas, 15% a mais do que 2017.

As grandes capitais já contam com aplicativos de compartilhamento de bicicletas que chegam a disponibilizar mais de 100 mil unidades para o compartilhamento do usuário. Além de ser uma alternativa sustentável, andar de bicicleta faz bem a saúde.

Patinete elétrico

O queridinho da galera, os patinetes elétricos chegaram e já ganharam espaço na mobilidade urbana. Só em São Paulo, a principal empresa de patinetes tem cerca de 1,5 milhão de usuários e estão em 5 capitais brasileiras.

Como toda novidade, o patinete elétrico gerou discussões com os governos municipais a respeito do uso do capacete e limite de velocidade, mas nada que impediu o crescimento do numero de viagens e a expansão do serviço.

Carros autônomos

Os carros autônomos são carros que não dependem da condução humana, ou seja, não existe motorista que o conduza, eles se auto gerenciam. Várias empresas como Google, Apple e Uber já estão em fases de testes com passageiros.

O veículo autônomo gera uma série de polêmicas, mas não podemos negar que está acontecendo e assim como outras tecnologias, logo, logo estará aí.

E você? O que acha sobre o futuro da mobilidade?

Conta pra gente!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Venuxx

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading