Motoristas permanecem em média 12,8 horas no trânsito durante 6 dias por semana, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte. Nas grandes cidades, em função do congestionamento e trânsito intenso, esse tempo tende a aumentar.
Com essa grande carga horária de trabalho, costumam permanecer na mesma posição e repetindo os mesmos movimentos por muitas horas. A junção dos dois pode acarretar em inúmeras queixas de, principalmente, dores lombares e nas pernas.
Pequenos alongamentos durante a jornada de trabalho podem ajudar a relaxar a musculatura, melhorar a postura, ativar a circulação e aliviar o estresse do dia a dia. Por isso, listamos 7 exercícios rápidos e fáceis que podem ser feitos dentro do carro e que ajudam a melhorar a tensão e trazer benefícios para sua saúde:
1. Fazer a rotação dos punhos nos dois sentidos.
2. Esticar o pescoço para um lado e para o outro com a ajuda das mãos e girar lentamente a cabeça, alonga a região.
3. Girar os ombros para frente e para trás é uma boa prática. Erguer e deixar cair também ajuda a relaxar toda a região.
4. Virar o corpo para a esquerda e para a direita relaxa a região e é fácil de fazer nos engarrafamentos.
5. Não é recomendado que o banco esteja muito inclinado nem muito para a frente.
6. A postura ideal para dirigir é deixar o pescoço alinhado à coluna. Se ele fica solto, a cabeça fica vulnerável em caso de acidente.
7. Com o freio de mão puxado, é possível mexer os pés. Faça o movimento de esticar e voltar o tornozelo. Girar também é um bom exercício.
Lembrando sempre que os alongamentos devem ser feitos com cuidado, de preferência enquanto estiver parado no sinal ou em congestionamentos, principalmente aqueles em que podem desviar a sua atenção do trânsito. Prefira os exercícios que consiga ficar atenta com o que está acontecendo e deixe os outros para quando o carro estiver parado em um local seguro entre uma corrida e outra.